top of page

Os benefícios de comprar alimentos com um produtor orgânico local

Consumir produtos de um CSA - Comunidade que Sustenta a Agricultura tem diversos benefícios tanto para os produtores rurais quanto para os consumidores finais. Ao apoiar diretamente um produtor, os membros têm acesso a alimentos frescos e de qualidade, além de saber exatamente de onde vem o que estão consumindo e como foi produzido. Isso aumenta a transparência e a confiança na cadeia produtiva, além de incentivar a agricultura local e sustentável.


Além disso, para os produtores rurais, trabalhar em um CSA pode ajudar a reduzir custos com intermediários e aumentar a margem de lucro.


Ao eliminar a necessidade de atravessadores, eles podem vender seus produtos a preços mais justos, o que pode incentivar a produção de alimentos de qualidade e a geração de empregos locais.


Assim, escolher alimentos orgânicos de um CSA é uma alternativa viável e sustentável para consumidores e produtores, que traz benefícios econômicos, sociais e ambientais.


Por que ter alimentos frescos sempre à mesa?


Ter alimentos frescos sempre à mesa é importante por diversas razões. Em primeiro lugar, alimentos frescos são mais saudáveis que os processados e conservados por longos períodos de tempo. Isso significa que, ao consumir alimentos frescos, estamos fornecendo ao nosso corpo uma alimentação saudável.


Também vale lembrar que ter alimentos frescos sempre à mesa pode ser uma maneira de incentivar a agricultura local e sustentável, apoiando pequenos produtores rurais e evitando a dependência de grandes empresas agroindustriais que muitas vezes não priorizam a qualidade ou a sustentabilidade em suas práticas produtivas.


Qual é o conceito "da fazenda à mesa" (farm to table)?


O conceito "da fazenda à mesa" (farm to table, em inglês) é um movimento que se preocupa em estabelecer uma conexão direta entre produtores rurais e consumidores finais, com o objetivo de oferecer alimentos frescos, saudáveis e produzidos de maneira sustentável.


A ideia é valorizar a agricultura local, incentivando a produção de alimentos por pequenos produtores rurais e evitando a dependência de grandes empresas agroindustriais, que muitas vezes priorizam a produção em larga escala em detrimento da qualidade e da sustentabilidade.


Assim, o conceito "da fazenda à mesa" busca promover uma alimentação mais saudável e sustentável, oferecendo aos consumidores alimentos frescos, nutritivos e saborosos, enquanto apoia os produtores locais e incentiva a economia regional.


Além disso, essa conexão direta entre produtor e consumidor pode aumentar a transparência e a confiança na cadeia produtiva, já que o cliente sabe exatamente de onde vem o que está consumindo e como foi produzido.


Quais os benefícios da fazenda para a mesa?


Da fazenda para a mesa tem diversos benefícios, tanto para os produtores rurais quanto para os consumidores finais.


Para os produtores rurais


Um dos benefícios para os produtores é escoar seus produtos diretamente aos consumidores finais, eliminando a necessidade de atravessadores. Com isso eles conseguem oferecer preços mais justos, o que pode incentivar a produção de alimentos de qualidade e a geração de empregos locais.


Para os consumidores


Já para os consumidores, o principal benefício é saber a origem do seu alimento, bem como ter acesso a alimentos por um valor mais acessível, uma vez que o acesso é direto do produtor. Isso aumenta a transparência e a confiança na cadeia produtiva, além de incentivar a alimentação saudável e sustentável.


Da fazenda para a mesa é uma alternativa viável e sustentável para quem quer consumir alimentos orgânicos e produtores, que traz benefícios econômicos, sociais e ambientais. E isso é possível ao ser um membro de um CSA!


Tenha alimentos na mesa com o modelo CSA


O modelo CSA - Comunidade que Sustenta a Agricultura é uma forma de conexão direta entre produtores rurais e consumidores finais, onde os consumidores se comprometem a comprar uma cota de produtos agrícolas diretamente do produtor, geralmente por um período de tempo determinado, como uma temporada agrícola.


Para ter alimentos na mesa com o modelo CSA, é preciso encontrar um produtor rural que ofereça esse tipo de serviço em sua região e se tornar um membro da comunidade que sustenta a agricultura.


Geralmente, os produtores oferecem uma variedade de produtos agrícolas, como frutas, legumes, verduras, ovos e carnes, e os membros da comunidade se comprometem a comprar uma cota desses produtos diretamente do produtor.


Os alimentos são geralmente entregues em um local previamente combinado ou diretamente na casa do consumidor, em datas e horários previamente acordados. Dessa forma, o modelo CSA permite que os consumidores tenham acesso a alimentos frescos, saudáveis e produzidos de maneira sustentável, enquanto apoiam os produtores locais e incentivam a economia regional.



Seja membro da CSA da Fazenda Sta. Julieta Bio


Aqui na Fazenda Sta. Julieta Bio, acreditamos que a distribuição da nossa produção pode ser tão sustentável quanto a maneira que trabalhamos para cultivá-la e que as pessoas podem se unir para tornar a economia cada vez mais colaborativa.


Nosso modelo de entrega é feito para grupos de consumidores, em um único ponto na cidade e esse conceito é chamado de CSA!


Cada cota corresponde ao que foi produzido em áreas das unidades de produção da Sta. Julieta Bio, com certificação Orgânicos Brasil pelo Instituto Biodinâmico (IBD) – projeto SP 768.


Agora que você já conhece os benefícios dos alimentos de um CSA e sobre o conceito da fazenda à mesa, faça parte da nossa comunidade e tenha sempre à mesa alimentos orgânicos!



Destaques

Posts Recentes

Arquivos

Tags

Siga a gente

  • Instagram
  • Facebook Social Icon
bottom of page