Essa produção não utiliza nenhum tipo de agrotóxico ou insumo químico, preservando a qualidade da água utilizada para o plantio e irrigação, não poluindo solo, lençóis freáticos e rios
A cada dia cresce a preocupação das pessoas com a qualidade dos alimentos que estão digerindo. Por conta disso, junto com o movimento de alimentação saudável, veio também o consumo de alimentos orgânicos, fazendo com que eles ganhassem mais espaço na alimentação das pessoas.
Os alimentos orgânicos são produzidos sem qualquer tipo de substância tóxica, como os agrotóxicos e fertilizantes – e antibióticos e hormônios quando falamos de animais e derivados.
Mas como é feita a produção desses alimentos? Eles são cultivados por meio de técnicas alternativas que protegem o meio ambiente e a saúde, tanto de quem consome um alimento orgânico, quanto de quem o produz.
Vem conferir em detalhes mais sobre esse assunto!
O que é um alimento orgânico?
Os alimentos orgânicos são aqueles cultivados de maneira sustentável pela agricultura biológica, ou seja, a orgânica. Isso significa que esse sistema não utiliza nenhum dos itens abaixo:
agrotóxicos
adubos químicos
aditivos sintéticos
antibióticos
hormônios
A produção de alimentos orgânicos também não utilizam técnicas de engenharia alimentar – as técnicas de engenharia são desenvolvidas nos alimentos geneticamente modificados, ou seja, os alimentos transgênicos.
Portanto, podemos dizer que um alimento orgânico é aquele que é isento de produtos químicos, de insumos artificiais.
A agricultura convencional
Uma grande parte dos alimentos produzidos atualmente vem da agricultura convencional, que é aquela que utiliza de defensivos agrícolas. Os agrotóxicos são usados para controlar o desenvolvimento de pragas e doenças que possam atingir a plantação, além de aumentar a produtividade. Entretanto, essas substâncias são prejudiciais não só para quem consome o alimento, como também para o meio ambiente.
E como é possível proteger as plantações sem usar produtos químicos? Com alternativas naturais, que não comprometem os alimentos e os deixam sadios para o nosso consumo, sem prejudicar o meio ambiente.
Qual a diferença entre orgânico e de produção sustentável
Vale reforçar que para um produto ser considerado orgânico ele precisa ser produzido de acordo com as normas da agricultura orgânica. Isso significa, como já comentamos acima, que ele não pode ter o uso de agrotóxicos, fertilizantes químicos e outros produtos sintéticos.
Além disso, a produção orgânica deve seguir práticas sustentáveis como:
conservação do solo
uso de fontes renováveis de energia
Já um produto sustentável é o que é produzido de maneira que minimize os impactos ambientais, preservando os recursos naturais. Isso inclui:
uso de matérias-prima sustentáveis
uso tecnologias eficientes de água e energia
uso de embalagens fáceis de reciclar
Resumindo, os produtos orgânicos são os produzidos sem nenhum uso de produto químico e segue as práticas sustentáveis; já os produtos sustentáveis são aqueles produzidos de forma a minimizar o impacto ambiental e preservar os recursos naturais.
Uma produção orgânica é uma maneira de produção sustentável, uma vez que se preocupa com a saúde do solo e não utiliza produtos sintéticos. Entretanto, uma produção sustentável é uma abordagem mais ampla e se concentra em minimizar o impacto ambiental, promovendo a conservação dos recursos naturais.
Como os alimentos orgânicos podem ajudar o meio ambiente
Quando é feito o cultivo de alimentos orgânicos, utilizam-se somente adubos naturais para combater as pragas e fertilizar a plantação. Com isso, é possível auxiliar a preservação de aves, insetos e animais!
Também é importante reforçar que a produção de alimentos orgânicos respeita o meio ambiente, pois não há contaminação de solo, água ou vegetação, prezando pela qualidade do produto e saúde de quem vai consumi-lo. Os benefícios são para todos!
Além disso, os alimentos orgânicos são produzidos em menor quantidade e o tempo é um fator importante, pois a colheita desses alimentos é mais demorada que o plantio convencional com produtos químicos, que agilizam o crescimento. Com isso, se alimentar de produtos orgânicos diminui a possibilidade de danos à saúde e os impactos causados a natureza.
Melhorias no campo
A agricultura orgânica promove ainda melhorias da vida no campo, especialmente quando falamos de questões socioeconômicas das comunidades rurais. Isso porque o cultivo orgânico precisa de mais mão de obra, se comparada ao cultivo tradicional, gerando mais emprego e renda a comunidade.
Há ainda algumas pessoas que defendem que os alimentos orgânicos têm mais sabor. Isso talvez possa ser explicado pelo fato do método do cultivo utilizar mais água nos alimentos, fazendo com que eles tenham mais sabor.
Benefícios dos alimentos orgânicos
Consumir alimentos orgânicos possuem uma série de vantagens para quem os consome. Confira os principais deles:
Garantia de origem
Os produtos orgânicos podem ser selos, ou seja, ao comprar um alimento que possui um selo de Orgânico (que fiscaliza desde a produção até a comercialização), há a garantia ao consumidor a qualidade do alimento consumido que é saudável e livre de resíduos tóxicos.
Mais saúde
Alimentos orgânicos evitam problemas causados pela ingestão de substâncias químicas tóxicas, como agrotóxicos, fertilizantes, antibióticos e hormônios, que podem causar desde reações alérgicas e respiratórias até doenças mais sérias.
Menos impacto no solo
O cultivo do alimento orgânico é benéfico do meio ambiente, uma vez que evita a erosão do solo. Por meio dos métodos utilizados, como rotação de culturas, plantio consorciado e compostagem, a terra fica protegida. Com isso, o solo se mantém fértil e produtivo mesmo após anos de plantio.
Vale lembrar, que esse tipo de cultivo preserva toda a vida que existe no solo, bem como todos os microrganismos que contribuem para um solo mais saudável.
Mais sabor e aroma
Os alimentos orgânicos possuem sabor e aroma mais intensos, já que não há o uso de produtos químicos. Sendo assim, os alimentos orgânicos são mais saborosos!
Proteção dos mananciais
A plantação de orgânicos também ajuda a proteger a qualidade da água. Os agrotóxicos utilizados nas plantações convencionais conseguem alcançar os lençóis d’água, poluindo assim lagos e rios, algo que não acontece no cultivo de alimentos orgânicos.
Preservação do meio ambiente
O cultivo de orgânicos respeita a natureza e protege não só a vida animal, como a vegetal, preservando e conservando áreas naturais.
Economia de energia
Boa parte da produção de alimentos orgânicos é feita de forma manual. Os processos de preservação e manutenção das plantações, por exemplo, são feitos a moda antiga, dispensando o uso de grandes máquinas, contribuindo para a economia de energia.
Movimenta a economia local
A produção de orgânicos é responsável também por movimentar a economia local, uma vez que a boa parte da produção de orgânicos é feita por pequenos agricultores.
A produção orgânica na Fazenda Sta. Julieta Bio
Na Fazenda Sta. Julieta Bio, a mudança começa na terra e trabalhamos com o modelo CSA - Comunidades que sustentam a agricultura -, onde buscamos resgatar a conexão das pessoas com o alimento, bem como ajudar na preservação do meio ambiente, por meio da produção de alimentos orgânicos.
Todo o trabalho e cuidado que há na Fazenda é recompensado e queremos estar presentes na mesa de pessoas que se importam com um sistema alimentar sustentável.
E para fazer parte dessa transformação, faça parte do modelo CSA. Seja um membro e tenha todas as vantagens de fazer parte da nossa comunidade.
Comments